Apresentações

Artigos

Bibliografia

Vídeos

 TREINAMENTOS

 

Programa de Capacitação Profissional em Gestão de Processos de Negócios


Desenvolvendo Mentalidade Outside-In de Processos

O aumento de ofertas de produtos e serviços, com o consequente aumento da concorrência, colocou o poder nas mãos dos clientes. Em função disso os processos, tanto centrais como de suporte, precisam ser orientados para a entrega de resultados de valor, ou seja, resultados que atendam necessidades e expectativas dos clientes.


Indicadores de Desempenho de Processos

É difícil imaginar qualquer abordagem de gestão que não busque se basear, cada vez mais, em dados e fatos. Estamos acostumados a pensar em indicadores na gestão funcional, ou seja, baseada nas Unidades Organizacionais de uma empresa.


Estruturando um Escritório de Processos

A Gestão de Processos de Negócio tem sido cada vez mais aceita como uma abordagem que busca a sustentação e melhoria contínua do desempenho. Apesar de conceitos relativamente simples, observa-se uma grande dificuldade em sua plena implantação ao longo de toda a Organização.

 

Princípios em Gestão de Processos de Negócios

Este curso é a base para todos os cursos de Programa de Certificação em BPM. Ele provê uma visão geral e discussão dos princípios, conceitos e técnicas necessários para transformar o negócio de uma estrutura tradicional, focado em funções, em uma organização centrada em processos. Esta introdução à Gestão de Processos de Negócio (BPM) é necessária a todos os interessados em melhorias de processos de negócio. Ela foi desenvolvida para gerentes de negócio, analistas de processos, analistas de negócio e profissionais envolvidos em mudanças baseadas em processo e em soluções de automação de processos. Este curso é fundamental para todos os outros cursos do Programa de BPM. Ele estabelece a metodologia, linguagem comum e a linha de base para todos os outros cursos do Programa.

 

Introdução à Modelagem, Análise e Redesenho de Processos de Negócios

Este curso provê a introdução de habilidades e técnicas necessárias para analisar e modelar novos processos ou para revisar e melhorar processos existentes. Está focado em identificar oportunidades de mudança em processos e apresenta técnicas e ferramentas de análise, modelagem e revisão necessárias para melhorar a performance. Os participantes irão aprender a determinar o escopo de um processo específico utilizando modelos gráficos para documentá-lo e a utilizar técnicas de medição para avaliações futuras, além de modelar o processo atual (As-Is) e proposto (To-Be), utilizando fluxogramas de processo conforme a notação BPMN. A abordagem é hands-on (“mão na massa”) e orientada a negócio, com isso os participantes serão capazes de aplicar imediatamente o que aprenderam em suas organizações.

 

Levantamento de Informações e Facilitação para Processos de Negócios

Este curso considera como os analistas irão levantar e consolidar as informações necessárias para popular estes templates e diagramas. O curso enfatiza os conceitos básicos do planejamento para levantamento de informações, condução de entrevistas individuais e condução de reuniões com um grupo de pessoas. Técnicas para condução de reuniões focadas em criatividade para proposição de soluções inovadoras para processos de negócio também serão abordadas. Os papéis, habilidades e técnicas do entrevistador, facilitador e do escriba serão definidos e o curso proverá sessões práticas para os participantes através de cenários e encenação de papéis.

Todos os direitos reservados® 2014 | Alexandre M. V. Mello